08 março 2012

O que é a felicidade para você?



Desde a Antiguidade, muitos filósofos consideraram a felicidade como o fim último da vida humana. Muitos foram os tratados sobre o que é a felicidade, sobre os caminhos para encontrá-la. 

Somos felizes? 

Em que consiste a felicidade?

Se observarmos nossos modos de vida hoje, veremos o quanto investimos na busca da felicidade, na ausência do sofrimento, na anestesia para as dores da existência. Ser feliz é, muitas vezes, uma ideia associada a modelos previamente estabelecidos por nossa sociedade: o consumo desenfreado, a posse de objetos, dinheiro, fama, poder, status. Quanto mais temos, mais tememos perder. Quanto menos temos, mais infelizes parecemos ser diante desse modelo.

Jornais, revistas, livros e todos os outros meios de comunicação já tentaram descobrir o que causa a felicidade. Tentaram através de pessoas ricas em bens materiais mas acabaram descobrindo que muitas delas chegam até ao suicídio. Outros chegam a matar a quem mais deveriam amar. Descobriu-se que quem ama também sofre quando o perde. Portanto o amor também não é a causa da felicidade eterna. Mas descobriu-se que no auge do sofrimento as pessoas procuram Deus como forma de suavizar a sua dor, e verificou-se que conseguiram na realidade mais uma resignação em alcançar a felicidade que a própria.
As pessoas procuram Deus, elemento totalmente desconhecido pela ciência e por elas próprias, por que a sua natureza é divina, queiram ou não queiram, como é o caso dos céticos.

Somente desprovidos de todos os bens materiais, conhecendo a mais profunda solidão, é que nos aproximamos do conhecimento do que Deus significa, mas não a conhecê-lo, pois ainda resta a última barreira material, nosso próprio corpo.

E você qual é a fonte da sua felicidade?

Felicidade não é satisfação, nem prazer, c uja sede seja a matéria. T enho fome? Alimento- me, sinto- me sac iado.
T enho sede? Bebo, estou dessedentado. Isto não é felic idade, pois que voltarei a ter fome e a ter sede. Ser feliz é
c omer c erto pão e beber c erta água, que nutrem e sac iam para sempre.

Pela Felic idade, c omo pelo c éu, ninguém tem que esperar. Os que esperam jamais alc anç am. Os que querem
deveras a felic idade, jão estão c om ela. Os que realmente querem o c éu, já nele estão, têm nele a sua morada. "A
hora vem, e agora é.".




2 comentários :

  1. Muito liindo esse texto e realmente nos faz pensar, mas para mim não existe a felicidade, ela é apenas um estado, como a tristeza, a alegria e a raiva, uma hora você vai estar feliz, outra hora não...

    Eu não me considero "feliz" mas me considero sortudo por ter cehgado até aqui e poor tudo que passei, ver o sorriso das pessoas que amo são o maior motivo que me faz sorrir, ve-los é o que me faz continuar, e ajuda-los é o que me faz crescer... eu sionceramente não gosto do amor, apesar de senti-lo, mas acho que está nele o apoio para tudo na vida, você sempre vai se levantar com o amor de alguém, seja dos seus pais, da sua namorada ou namorado (no caso das garotas), do amor de Deus. No fim o amor é um quesito importanta na tão falada felicidade...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Pois é Flávia o texto é bom ne... foi o resumo que eu fiz de tudo que eu pesquisei... eu vivo perguntado o que é a felicidade para todos que eu conheço, e com o passar do tempo eu escuto varias resposta...

    eu gosto de fazer as pessoas refletirem...!

    e uma coisa Flávia, eu ñ sei o que vc passa para se considerar que ñ é "feliz" mais saiba e acredite que um dia ñ muito longe vc ainda sera uma mulher que irar transmiti a felicidade para todos que estiveram em sua volta...
    So basta vc procurar a fonte da sua felicidade!

    ResponderExcluir

Legal vocÊ vai comentar... Que Bom(*.*)